Etiqueta

 
 

Chegar sempre 30 (trinta) minutos antes do início do treino para se vestir com calma. É bom se vestir com calma e checar se tudo esta correto, se estiver com dúvidas de como dar o nó correto em sua faixa, pergunte ao aluno graduado mais perto ou ao seu professor.

Cuide de sua higiene: o Keiko-gui (uniforme) deve estar sempre limpo e as unhas das mãos e pés bem aparadas ou protegidas por esparadrapo, para evitar ferir
um companheiro.
Ao se vestir, retirar cordões, jóias etc. Cabelos compridos devem ser bem presos com elástico . Para homens, é proibido o uso de camisa por baixo do kimono. Para mulheres, aconselha-se o uso de top.

É importante que o praticante não se atrase e participe do cumprimento formal que inicia todas as aulas, e do aquecimento que é muito importante para previnir lesões, mas se houver um motivo de força maior, ele deve esperar fora do tatame, até que o sensei lhe dê permissão para juntar-se aos demais.

Depois de ser autorizado, entre e faça as reverências corretas e tente acompanhar o ritmo da aula, evitando prejudicar o andamento do treinamento.

Ao entrar no dojo, cumprimente com leve inclinar do corpo, braços estendidos e juntos ao corpo, virado para o kamiza, que geralmente é onde está o retrato do O-Sensei. Depois, abaixe-se e sente-se da maneira correta em Seiza cumprimente e levante-se da maneira correta e cumprimente de novo em pé conforme sequência de fotos abaixo.


Maneira formal de sentar e levantar.

Mantenha postura marcial correta, sente-se em Seiza logo na formação em linha no limite indicado, geralmente frente ao Shomem ou Kamiza, alinhe-se respeitando a Hierarquia de frente para seu professor em silêncio respeitoso e preparativo para receber o ensinamento superior e esperando os cumprimentos iniciais do treino.

Para iniciar o treino o instrutor fará duas saudações. A primeira reverência será ao mestre fundador e em respeito aos nossos antepassados. A segunda será entre o instrutor e os alunos. Nesse momento pronuncia-se em conjunto a expressão ‘onegai shimasu’, que nesse caso significa
“por favor”.
Tente perceber a forma mostrada e repeti-la da melhor maneira que conseguir, cumprimente sempre o parceiro com reverência formal, antes da técnica e depois quando ouvir do Sensei que acabou e solicitado que volte a formação linear inicial para receber nova instrução, faça bem rápido pois o tempo sempre é preciososo.

 





^ topo

   


Durante a prática, Fale apenas o imprescindível. Em silêncio se poupa energia e desenvolve a capacidade de concentração e percepção do movimento e não desperdiça o tempo do parceiro treinar também.

Se for absolutamente necessário perguntar algo ao Sensei, vá até ele, nunca o chame.

Respeite os mais experientes e nunca discuta uma técnica.

Os mais experientes devem, por sua vez, treinar sempre com os mais novos, conduzindo o movimento, em caso de dúvida. Nunca devem corrigi-lo ou instruí-lo, isso cabe única e exclusivamente ao sensei.

Se tiver que deixar o tatame ou o dojo durante o treino, aproxime-se do instrutor e peça permissão. Porém, não abandone o tatame durante a prática.
Em caso de ferimento, peça ao sensei para ser liberado.

Ao entrar e sair rápido do tatame, quando solicitado e ou autorizado, fazer sempre uma reverência Formal em pé de inclinação dirigida ao retrato do fundador Morihei Ueshiba
ou Kamiza.

Sente-se sempre corretamente com as pernas cruzadas ou em seiza, com concentração e educação. Não se apóie nas paredes nem se sente com as pernas estendidas. Evite sentar-se no tatame de costas para o quadro do O-Sensei ou para o kamiza.


Maneira formal de sentar em seiza.

Após os cumprimentos finais semelhantes aos iniciais do treino, reverenciar para o instrutor no final do treino é adequado dizer ‘domo arigatou gozaimashita’ (muito obrigado). Espere autorização do sensei, não se levante antes de quem é mais graduado que você, ex: Professor e faixas Pretas presentes, seguindo a hierarquia.

Depois de levantar não desamarre sua faixa, faça isto somente no vestiário. Caso desamarre seu Keiko-gi durante os treinos amarre-o num dos cantos do Dojo de frente para a parede em sinal de respeito.

No final inicie a limpeza do dojo. Primeiro, o tatame deve ser limpo com pano umedecido, seguido por um seco.

Nunca fique deitado, espreguiçando-se no tatame ou falando alto. Há outras áreas do dojo destinadas ao convívio social.


 
 

 

Regras do DOJO

 
 

1. No Dojo siga rigorosamente as regras tradicionais da etiqueta. Seu espírito vem do fundador do Aikido e tem o significado de sala em que se recebe orientações no caminho para o aperfeiçoamento espiritual, cabe aos praticantes honrá-los e segui-los com sinceridade.

2. Cada praticante deve se esforçar ao máximo para criar um clima positivo de harmonia e respeito.

3. A limpeza externa reflete nosso interior.



^ topo

   


4. No momento marcado para o treino só devem permanecer no Dojo quem estiver praticando e autorizado pelo Sensei.

5. Sempre manter as mesalidades em dia contribui para o bom andamento da prática e a permanência e manutenção do espaço dedicado para o Dojo, além de ser um gesto mínimo de gratidão.

6. Respeite a todos e tudo usado na prática, principalmente seu parceiro, que é sempre indispesável a você no treino.

 
 

 

Como amarrar a Faixa | Passo-a-Passo

 
 

1

   


2

   


3

 
 

4

   


5

   


6

 
 

7

   


8

   


9

 
 

10

   


11

   


12

 
 

13

   


14

   


15

 
 

16

   


17

   


18

 
 

19

   


20

   


21

 
 

22

   


23

   


24

 
 

25

   


26

   


27

 
 
^
topo