Iaido

 
 

É a arte da espada que faz parte da esgrima japonesa, hoje em dia conhecida como Kendo. Se comparado a uma bicicleta, o Kendo seria uma roda e o Iaido a outra.

A técnica de sacar a espada, Iaijutsu ou Battojutsu, teve grande desenvolvimento com o mestre Shigenobu Jinsuke Hayashizaki. Shigenobu viveu no mosteiro Hayashizaki Myojin, atualmente prefeitura de Yamagata.

 



Sensei Ichitami Shikanai

Na sua vida monástica teve uma revelação, sintetizando assim esta arte marcial denominada Hayashizaki-ryû ou Shigenobu-ryû. Desde a sua morte, é reconhecido como o fundador do Iai.

^ topo

   


Hakudo Nakayama foi o responsável pelo resgate do Iaido contemporâneo, depois da era dos samurais. Os seguidores chamam seu estilo de Muso Shinden Ryû, hoje em dia com o maior número de praticantes no Japão. Na década de 70, a Federação de Kendo do Japão convocou uma comissão e estabeleceu o Seitei Iai. Com o desenvolvimento do Iai-to (espada de metal com bainha e sem corte) aumentou consideravelmente o número de praticantes.

Diferencia-se como arte marcial pelo seu desenvolvimento sem um parceiro real. A base inicial do treinamento é embainhar e desembainhar a espada. Seu ideal não é cortar o oponente e sim fazê-lo recuar, permanecendo assim a espada dentro da bainha. O treinamento é feito sempre imaginando-se uma situação crítica. No 1º kata você começa sentado imaginando um adversário sentado próximo. No 7º kata você é levado por três adversários, o primeiro à sua frente, o segundo do lado direito e o terceiro do
lado esquerdo.

Fonte:
Website Nakatani Dojo Belo Horizonte